01 fevereiro, 2007

A Oncoginecologia

A sub-especialidade oncologia - ginecológica tem, nas últimas décadas, apresentado um desenvolvimento científico significativo, tornando patente que o cuidado com a mulher deve ser feito por uma equipe multidisciplinar.
Os componentes da equipe abrangeriam profissionais ligados à onco-ginecologia, à oncologia clínica, à radioterapia, à patologia, à psicologia, à dermatologia, à cosmetologia e à fisioterapia. A dimensão do conjunto de especialistas mostra a importância e, fundamentalmente, a necessidade de valorizar os aspectos preventivos do câncer ginecológico.

Esses aspectos levam o onco-ginecologista a ser muitas vezes o "médico da mulher (semelhante ao conceito do "médico de família) a partir do término da reprodução, seja ele obtido por métodos artificiais (cirúrgicos, medicamentosos ou por dispositivos) ou fisiológicos ( menopausa ).
A responsabilidade de tal ato requer um vasto conhecimento dos mesmos em todas as especialidades acima especificadas, dando oportunidade à mulher de, quando necessário, ter acesso ao conhecimento das mesmas.

O suporte técnico-científico de forma abrangente principalmente às mulheres, como também aos profissionais das áreas descritas e especialistas, requer uma dinâmica de atualização só possível de ser obtido através de uma comunicação moderna pela internet.
Daí a criação de uma página intitulada: " Oncogineco.com ".

Nenhum comentário: